Desejando, sempre, honrar ao Senhor…

Caráter para a santidade Juízes 7. 1-7

Santidade.

Deus usa aquele que se santifica!

Uma das características do servo que se santifica é a disciplina. Sem ela, assim como para os exercícios, não existe crescimento. Na semana passada vimos um pouco da disciplina em ação e vimos que sem uma disciplina diária a santificação fica comprometida pois dependemos do sangue de Cristo diariamente para nos purificar.

Hoje vamos ver outra característica da santidade que sem ela não conseguiremos ser santos: o caráter.

Caráter é uma palavra que está, aos poucos, caindo em desuso. Cada vez mais vemos políticos que roubam em seus mandatos, empresas que sonegam impostos, etc. Assim como também ao nosso lado pessoas ficam com o troco errado na padaria ou  deixando de pagar algum produto porque “esqueceram” e acham que não tem tanta importância para supermercado tão grande, ou mesmo em nossas casas com nossas contas, etc.

Muitas pessoas são exemplo de um bom caráter. São pessoas que possuem uma idoneidade intocável e quem sabe até você seja uma dessas pessoas. Mas eu quero lhe perguntar uma coisa:

 

Quem é você quando ninguém está olhando?

Algumas pessoas esquecem que Deus vê todas as coisas. Podemos nos esconder de nossos pastores, líderes, irmãos da igreja, pais, vizinhos e amigos. Para todas estas pessoas podemos ser um exemplo de conduta, mas qual o nosso caráter quando ninguém está olhando?

Vamos usar o exemplo de Gideão:

Gideão foi escolhido por Deus porque estava agindo de forma firme contra os midianitas e confiando em Deus, mesmo quando ninguém estava olhando. Quando o anjo veio falar com Gideão ele estava malhando o trigo no lagar. Lagar é o lugar onde as uvas são pisadas para fazer o vinho. Era lá onde Gideão estava que ele era fiel a Deus. Não importavam as circunstâncias, mesmo arriscando a vida, Gideão continuava fiel. Por este motivo o Senhor o chamou de poderoso guerreiro.

Gideão não murmurou, mas perguntou pela providência de Deus, que os antigos falavam.

Percebam o caráter de Gideão: mesmo na dificuldade, arriscando a vida ele não desistia de confiar no Senhor e agir da forma que agrada a Ele, mesmo quando ninguém estava olhando.

Quando Deus lhe mandou descer com dez mil homens para beber água Gideão já havia mandado vinte e dois mil covardes irem para casa. Mas o Senhor sabia que ainda havia os que eram covardes até mesmo para assumir que eram covardes.

Mas qual o significado desta “descida” até as águas?

Deus queria testar o caráter daqueles dez mil homens!

Assim como Gideão foi fiel a Deus quando ninguém estava olhando, Deus queria que os homens fossem eles mesmos, ainda que em uma situação de guerra.

Ao beber água eles eram eles mesmos, com seus costumes. Beber água era um momento para relaxar e esquecer um pouco das dificuldades. É neste momento que Deus escolhe aqueles que não baixaram a guarda e continuaram atentos à batalha. 

Da mesma forma o Senhor faz conosco. É assim que Ele testa nosso caráter. É quando estamos a sós que mostramos quem realmente somos, do que gostamos e o que fazemos. É neste momento que tiramos nossa armadura e bebemos água, achando que ninguém está olhando, afinal, somos humanos. É neste momento que revelamos nosso verdadeiro caráter.

Qual a forma como você tem bebido água ultimamente? Talvez você esteja envergonhado de você mesmo. Talvez você esteja esquecendo que Deus está olhando para você todo o tempo e testando seu caráter.

Lembre-se que o Senhor só poderá estar com você se seu caráter a sós com Ele for o mesmo que você possui quando está com as outras pessoas.

 

Está na hora de mudarmos e sermos féis ao Senhor que nos vê todo o tempo e não somente nos momentos que estamos com alguém da nossa igreja ou que sabe que somos cristãos.

Já está na hora de estarmos atentos à batalha para que o Senhor nos veja e nos use.

 

 

Que o Senhor os abençoe!

 

                                   

                                    Sem. Sérgio Inojoza

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 62 outros seguidores