Desejando, sempre, honrar ao Senhor…

Deus, eu quero ser santo!

Bom, estamos encerrando mais um mês de estudos. Neste mês tivemos grandes lições sobre santidade. Aprendemos, em nosso congresso, motivos para sermos santos e espero que esteja em nossos corações o desejo de sermos santos. Porém, como base para este último estudo, vamos estudar os conselhos de um pastor para um jovem, que também era pastor: Os conselhos que Paulo deixou para Timóteo. 

 

Quanto ao que lhe foi confiado, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós. II Timóteo 1. 14

 

Logo de início, podemos perceber a preocupação de Paulo: que Timóteo não se desviasse do caminho de Cristo. Paulo está preso em Roma e Timóteo provavelmente mora em Éfeso, há uma distância de quase 1000 km. Paulo começa lembrando a Timóteo a importância da fidelidade. O que havia sido confiado a Timóteo era o evangelho, o ministério e as vidas daqueles que faziam a igreja que ele era o pastor. Mas, como Timóteo, que era ainda jovem, poderia ser fiel a todas estas coisas, a tantas exigências tão pesadas para um jovem? Guardando por meio do Espírito Santo que habita nele.

Sabe, jovem, quando vemos textos como este perguntamos a nós mesmos: será que eu consigo? Será que é assim mesmo? Será que é possível? Dá até para sentir vontade de ser assim, de sentir isso, não é mesmo? Saiba que este sentimento, este desejo, vem do mesmo Espírito Santo que Paulo fala a Timóteo. Não nasce em você, mas naquele que o criou e que deseja que você continue guardando o que você aprendeu, pois Ele confia em você para algo e deseja te usar. Se você desejar continuar se santificando o próprio Espírito Santo vai te ensinar o que fazer, pois foi para isso que Ele veio quando Jesus subiu para o céu.

A única coisa que você precisa fazer é pedir que Ele te ensine, pois Ele vai lhe lembrar até mesmo deste seu desejo de permanecer santo. Acredite, Ele vai trabalhar de forma surpreendente na sua vida.

 

De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.         II Timóteo 3.12

 

            Outra grande preocupação de Paulo eram as conseqüências que Timóteo sofreria por ser um jovem fiel à Palavra de Deus. Em Apocalipse cap. 2 lemos uma carta para igreja de Éfeso que diz que eles esqueceram o primeiro amor e deixaram de praticar as boas obras. No início destes acontecimentos está o jovem Timóteo tentando permanecer fiel. Paulo, com certeza, sabia que Timóteo seria perseguido por não se deixar levar pelos ensinos errados. Agora me respondam: isto lembra o nosso dia-a-dia? Claro que sim! Os jovens que buscam santidade em sua vida serão perseguidos por outros jovens, que se dizem crentes, mas que acham que tudo é normal, que tudo é besteira ou passageiro. Só por que tal coisa é moda nas igrejas hoje, não quer dizer que Deus se agrada delas. Mas você sabe o que é certo no seu namoro, nas suas músicas, no seu falar, no seu vestir, nos lugares onde você costuma ir, nas suas amizades, com certeza você será diferente de tantos outros e agradará a Deus. E o que você não sabe o Espírito Santo vai te ensinar, se você desejar ser santo.

           

 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.          

II Timóteo 3.17

 

Este foi o conselho de Paulo, para que Timóteo saiba como agir.

Perceba que sem o ensino do Espírito Santo, ou seja, sem a inspiração de Deus, a Bíblia é somente um conjunto de letras. Mas quando o Espírito Santo tem a nossa autorização para agir (isso acontece quando dizemos que queremos ser santos, como já falamos anteriormente) as Bíblia passa a ser inspirada por Deus para nos mostrar o que não sabemos (ensinar), nos dar bronca (repreensão), para mostrar o caminho correto a seguir (correção) e para nos ensinar o evangelho (se você não sabe o que seguir leia a Bíblia), com o objetivo de preparar aquele que é filho de Deus para fazer o que Ele deseja que seja feito. Entenda que a Bíblia diz o que você quer saber. Não é à toa que você escuta desde que chegou na igreja pela primeira vez que a Bíblia é um manual para o crente.

Mas até quando vamos fingir que não entendemos isso? Até quando vamos fingir que não sabemos o que fazer? Mais uma vez o Senhor está nos dizendo que pode nos ensinar a ser o que Ele deseja. E se juntarmos a vontade d’Ele ao nosso desejo de ser santo, será que você consegue imaginar o tipo de cristão que nós seremos? Eu, por exemplo, conheço poucos assim.

 

O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

II Timóteo 4.18

 

            Para encerrar, quero lhes lembrar que Paulo ensinou a Timóteo o lugar onde deve estar a nossa esperança.

            Neste momento, Paulo estava preso em Roma como um mal feitor, preste a ser condenado à morte, abandonado pelos que o seguiam II Tim. 4. 9 – 18 (só Lucas permanecia ao seu lado). Mas parem e reflitam na declaração que Paulo dá sobre sua esperança e confiança. Mesmo nestas circunstâncias Paulo ainda nos ensina a ter esperança e gratidão por tudo o que Deus tem feito. Paulo sabe que Deus o tem livrado das mãos de Satanás e que o que está acontecendo é plano de Deus para a vida dele. Mas apesar de saber que chega a hora de ser morto, mesmo sabendo que este é o plano de Deus para sua vida, mesmo estando sozinho e com frio na prisão, Paulo sabe que o Senhor cuida dele, o livra do mal e que o levará a salvo para o Reino celestial.

            Pare e reflita: Será que conseguimos expressar tão bem a nossa confiança e esperança em Deus quando estamos olhando nossos problemas?

Mas se olharmos para Deus da forma como Paulo olhou, sabendo que Ele é bom e que seus planos são melhores que os nossos, sabendo que Ele é o nosso salvador, sabendo que Ele é poderoso para nos ensinar como sairmos dos nossos dilemas, com certeza nossos dias serão diferentes, não por que as nossas dificuldades serão menores ou menos duras, não por que nos perseguirão menos, mas nossos dias serão diferentes por que vivemos nossos dias com o Senhor ao nosso lado, e com sua ajuda permaneceremos em santidade assim como Ele deseja.

Sugestão: Leia as duas cartas de Paulo para Timóteo. Vai ser bom para você.

 

Que Deus abençoe a todos com sua presença e ensino.

 

                                    Sem. Sérgio Inojoza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s