Desejando, sempre, honrar ao Senhor…

Qualidades de um servo otimista II Samuel 12. 1-24

Objetivo: Mostrar aos jovens a importância de confiar no Senhor. Ser otimista é uma característica daquele que põe sua fé em prática. Estar com Deus na fraqueza já é provar seu poder.

No capítulo 11 de II Samuel, Davi era Rei de Israel e comete adultério e planeja o homicídio de Urias, esposo de Bate-seba, que está esperando um filho seu. No desenrolar do capítulo 12 o profeta Natã é enviado por Deus para repreender Davi e anunciar sua morte. Davi imediatamente se arrepende e obtém o perdão de Deus. Neste momento se desenrola um diálogo de fé entre Davi e Deus onde o rei, mesmo tendo pecado, demonstra conhecer a bondade e a misericórdia do Deus a quem ele serve.

Características de um servo otimista:

1º – Quando Davi se arrepende o Senhor perdoa seu pecado e o livra da morte. A primeira característica de um servo otimista é: o servo conhece o seu Senhor.

Davi sabia que o Senhor era benigno e justo. Davi sabia que a única forma de não morrer era se arrependendo. Quando seu pecado foi revelado o coração de Davi percebeu que havia entristecido ao Senhor e verdadeiramente se arrependeu.

Percebam que uma oração genuína de arrependimento não sai da boca, pois Davi somente disse: “pequei contra o Senhor” (II Samuel 12.13), mas sai do coração. O arrependimento de Davi foi verdadeiro e o Senhor o livrou da morte.

2º Característica de um servo otimista: o servo sabe que seu Senhor escuta suas palavras.

Quando o Senhor perdoa Davi Ele nos mostra uma característica da Sua justiça que muitas vezes nos passa despercebida: mesmo tendo sido perdoado, o pecado traz conseqüências que terão de ser assumidas. Depois de ter perdoado Davi o Senhor diz que a criança deve morrer. Neste momento Davi reconhece a justiça de Deus, mas apela para sua bondade e misericórdia. O gesto de Davi em confiar no seu Senhor, colocar nEle sua esperança e se mostrar otimista deve ser vivido por nós a cada dia. Vejam quais foram as palavras de Davi:

E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão”. II Samuel 12. 16

“Ele respondeu:”Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o SENHOR tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. II Samuel 12. 22

Davi poderia ter se aquietado e esperado a morte da criança ou ter se revoltado, mas preferiu ter esperança no Senhor. Preferiu ser otimista: “quem sabe o senhor tem misericórdia e deixe a criança viver?” Devemos todo o tempo lembrar que o nosso Deus é um Deus vivo e que nos ama a ponto de podermos ter esperanças e sermos otimistas pelo simples motivo de Ele ser quem Ele é.

3º – Característica de um servo otimista é: o servo confia no seu Senhor.

Quando a criança morre Davi não se revolta contra Deus. Sua atitude é de aceitar a justiça de Deus. Davi sabe que é sua a culpa da morte do seu filho e não põe a culpa em Deus por ter matado um inocente. Davi sabe que seu Senhor é justo e a sua atitude, após a morte de seu filho, foi adorar a Deus. Vejamos o que diz em II Samuel 12. 19,20:

“Davi, percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: ”A criança morreu?” “Sim, morreu”, responderam eles. Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou. E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu.”

Davi sabia que já não havia mais nada a ser feito. A justiça de Deus havia sido feita. Deus já havia decidido. Davi então vai consolar sua esposa e depois tem outro filho com ela: Salomão, que viria a se tornar rei em seu lugar.

Conclusão:

É necessário que nos lembremos que Deus nos dá motivos para termos esperança nEle. Seu amor e sua misericórdia podem nos surpreender a qualquer momento. Devemos nos esforçar para desenvolvermos um coração otimista no Deus que temos.

Sem. Sérgio Inojoza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s