Qualidades de um servo otimista II Samuel 12. 1-24
Objetivo: Mostrar aos jovens a importância de confiar no Senhor. Ser otimista é uma característica daquele que põe sua fé em prática. Estar com Deus na fraqueza já é provar seu poder.
No capítulo 11 de II Samuel, Davi era Rei de Israel e comete adultério e planeja o homicídio de Urias, esposo de Bate-seba, que está esperando um filho seu. No desenrolar do capítulo 12 o profeta Natã é enviado por Deus para repreender Davi e anunciar sua morte. Davi imediatamente se arrepende e obtém o perdão de Deus. Neste momento se desenrola um diálogo de fé entre Davi e Deus onde o rei, mesmo tendo pecado, demonstra conhecer a bondade e a misericórdia do Deus a quem ele serve.
Características de um servo otimista:
1º – Quando Davi se arrepende o Senhor perdoa seu pecado e o livra da morte. A primeira característica de um servo otimista é: o servo conhece o seu Senhor.
Davi sabia que o Senhor era benigno e justo. Davi sabia que a única forma de não morrer era se arrependendo. Quando seu pecado foi revelado o coração de Davi percebeu que havia entristecido ao Senhor e verdadeiramente se arrependeu.
Percebam que uma oração genuína de arrependimento não sai da boca, pois Davi somente disse: “pequei contra o Senhor” (II Samuel 12.13), mas sai do coração. O arrependimento de Davi foi verdadeiro e o Senhor o livrou da morte.
2º Característica de um servo otimista: o servo sabe que seu Senhor escuta suas palavras.
Quando o Senhor perdoa Davi Ele nos mostra uma característica da Sua justiça que muitas vezes nos passa despercebida: mesmo tendo sido perdoado, o pecado traz conseqüências que terão de ser assumidas. Depois de ter perdoado Davi o Senhor diz que a criança deve morrer. Neste momento Davi reconhece a justiça de Deus, mas apela para sua bondade e misericórdia. O gesto de Davi em confiar no seu Senhor, colocar nEle sua esperança e se mostrar otimista deve ser vivido por nós a cada dia. Vejam quais foram as palavras de Davi:
“E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão”. II Samuel 12. 16
“Ele respondeu:”Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o SENHOR tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. II Samuel 12. 22
Davi poderia ter se aquietado e esperado a morte da criança ou ter se revoltado, mas preferiu ter esperança no Senhor. Preferiu ser otimista: “quem sabe o senhor tem misericórdia e deixe a criança viver?” Devemos todo o tempo lembrar que o nosso Deus é um Deus vivo e que nos ama a ponto de podermos ter esperanças e sermos otimistas pelo simples motivo de Ele ser quem Ele é.
3º – Característica de um servo otimista é: o servo confia no seu Senhor.
Quando a criança morre Davi não se revolta contra Deus. Sua atitude é de aceitar a justiça de Deus. Davi sabe que é sua a culpa da morte do seu filho e não põe a culpa em Deus por ter matado um inocente. Davi sabe que seu Senhor é justo e a sua atitude, após a morte de seu filho, foi adorar a Deus. Vejamos o que diz em II Samuel 12. 19,20:
“Davi, percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: ”A criança morreu?” “Sim, morreu”, responderam eles. Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou. E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu.”
Davi sabia que já não havia mais nada a ser feito. A justiça de Deus havia sido feita. Deus já havia decidido. Davi então vai consolar sua esposa e depois tem outro filho com ela: Salomão, que viria a se tornar rei em seu lugar.
Conclusão:
É necessário que nos lembremos que Deus nos dá motivos para termos esperança nEle. Seu amor e sua misericórdia podem nos surpreender a qualquer momento. Devemos nos esforçar para desenvolvermos um coração otimista no Deus que temos.
Sem. Sérgio Inojoza
Deixe um comentário