Desejando, sempre, honrar ao Senhor…

A Injustiça de Deus

Em determinado momento de nossas vidas, se nunca afirmamos, com certeza já desejamos pensar que Deus, de alguma forma foi injusto. Não importa se foi contra nós, alguém de nossa família ou mesmo as crianças que passam fome na África. Em algum momento de nossas vidas, pensamos que Deus não está sendo totalmente justo. Mas, se formos olhar mais a fundo, perceberemos que Deus ainda não foi completamente justo com o homem.

Por exemplo: em Deuteronômio 24 19 – 22 Deus manda que, quando um agricultor que trabalhou, suou e cuidou de sua plantação estiver colhendo seus frutos, o fruto do seu trabalho, caso uma espiga caia pelo chão, ou algum fruto ficar ainda preso aos ramos, ele não deve voltar para buscá-lo. Deve deixar para quem não trabalhou na colheita saciar a sua fome: o órfão, a viúva e o estrangeiro. Isso não é justo!

Outro exemplo: Em Mateus 20. 1 – 16 Jesus conta uma parábola dizendo que não importa a hora que você chegou para trabalhar, mesmo que só tenha trabalhado uma hora. Se você foi chamado pelo dono da plantação, você receberá o mesmo salário de quem começou a trabalhar desde o amanhecer. Isso realmente não é justo.

Mas tudo isso tem um motivo. Em Romanos 3. 21 – 26 nós conseguimos entender melhor essa justiça de Deus. Em outras palavras, Deus está dizendo que é justo por não condenar ninguém, é justo por perdoar os nossos pecados, é justo por mandar Jesus morrer por nós e é justo por nos salvar por meio de Cristo…

Isso não é justo, sabe por quê? Porque de acordo com o texto de Deuteronômio eu não trabalhei na plantação (ou criação do homem). Não cuidei da plantação (não morri numa cruz para salvar alguém). E a plantação não é fruto do meu trabalho (porque eu não evangelizo). Mas colho os frutos daquele que me criou e morreu por mim, Jesus Cristo. Segundo o texto de Deuteronômio, eu sou o estrangeiro, a viúva e o órfão.

E o que dizer do texto de Mateus? É justo que eu tenha o mesmo salário de Pedro, Paulo, ou algum outro discípulo que viveu para pregar o evangelho, foi perseguido e morreu sendo torturado? É justo que eu receba o mesmo salário de um pastor de verdade, que pastoreia bem as suas ovelhas, que se esmera nas pregações e vive pelo evangelho? Realmente Deus tem sido injusto comigo e com você. Merecíamos outro salário, um salário diferenciado.

Em Romanos 3 25 e 26, Deus afirma que está sendo justo em nos tratar assim. E em Mateus 20. 15 Ele pergunta: “Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?”

Então, da próxima vez em que desejarmos pensar na injustiça de Deus, lembremo-nos do nosso passado e do quanto Ele vai ser injusto conosco quando Jesus voltar. Porque não merecíamos estar indo com Ele.

E você hoje? O que me diz de fazer valer a justiça de Deus em sua vida? O texto afirma que só por Jesus é que temos esta justiça.

21 Respostas

  1. Cilmara

    Sempre fiz tudo certo, agi corretamente com todos a minha volta, nunca neguei o pão, cuidava de mendigos desde a infancia(e isso não me foi ensinado), Trato todas as pessoas igualmente, o perdão é coisa facil para mim e no entanto tudo me falta. Sempre conto as moedas para pagar o que preciso e não tenho um dia de descanso. Meu filho me culpa por não ter dinheiro para dar a ele. Eu trabalho incessantemente desde os 13 anos. Minha irmã nunca trabalhou e no entanto nada falta a ela. Ela nunca tratou bem ninguem, nunca perdoou, negou muitas coisas aos outros e ela só propera, nada lhe falta e as pessoas acham que ela é boa. Não tenho dinheiro nem mesmo para cuidar da minha saude enquanto a ela sobra até para as plasticas.
    Só gostaria que Deus me dissesse o motivo para isso tudo. Eu não tenho inveja de minha irmã pois ela é só um exemplo (o mais próximo). Só queria entender o porque disso tudo.

    02/02/2013 às 13:53

  2. APARECIDA

    Lucas 16

    19 “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.
    20 Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas;
    21 este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas.
    22 “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.
    23 No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.
    24 Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’.
    25 “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.
    26 E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’.
    27 “Ele respondeu: ‘Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai,
    28 pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.
    29 “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.
    30 ” ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.’
    31 “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ “.

    08/04/2013 às 16:35

  3. Paulo Roberto (nome fictício)

    É muito difícil manter a confiança em Deus, quando tudo a nossa volta desmorona. Fico me perguntando: “Por que, Senhor”???
    Eu, que sempre ajudei as pessoas, sempre sofri as dores alheias, sempre tentei ser o mais honesto possível, hoje tive minha carreira interrompida por uma doença, fiquei sem dinheiro e, quando meus pais morreram, uma irmã me roubou minha parte na herança…
    Viver desse jeito é humanamente impossível. Com tanto amargor no coração, ainda assim tenho confiança no Senhor. Não sei de onde vem esta confiança, mas ainda sonho com dias melhores. Sonho com a volta de Cristo, para que todo sofrimento tenha um fim. Já não acredito mais que Deus vá me restituir o que me foi roubado, como fez a Jó. Perdi o interesse pela vida. Mas sou covarde demais para botar um fim nela.
    Tenho medo de que, se eu me matar, o Senhor não me dê a salvação.
    Mas os dias são difíceis. Oro, oro, medito na Palavra, e o único sentimento que tenho é a vontade de que Jesus volte rápido, assim não sofrerei mais.
    Vejo e sinto na pele a injustiça humana. A vitória aparente dos maus.
    Até quando, Senhor??? Até quando???

    03/09/2013 às 14:37

  4. Deus está testando sua fé para com ele e com certeza está te preparando algo maravilhoso, o mundo que muitos desejariam estar … olha mais no seu redor observe confie …

    23/09/2013 às 23:35

  5. José

    Tenho que admitir que este site é o mais verdadeiro de todos os que ja vi. E gostaria de adicionar algumas coisas aqui: A biblia diz que Deus, após os anjos se rebelarem contra ele, jogou eles no inferno (em Amós diz que o inferno fica no centro da Terra), mas eu fico pensando: com bilhões e bilhões de planetas por ai com centros com temperaturas altíssimas para fazer infernos, Deus tinha que escolher justamente aquele habitado! Deus poderia ter colocado os demônios em um planeta distante e colocado um “campo de força” em volta dele para garantir que eles não saíssem.
    Pense mais: Você não pediu para nascer, você provavelmente depois de morrer irá para o inferno, onde queimará por toda eternidade no fogo, mas você poderia estar tranquilo no mundo da não-existência, é melhor (muito, mais muito melhor) estar inconsciente na não existência do que ir ao inferno, mas Deus te obriga a ir ou ao céu ou ao inferno, quando você nem pediu para nascer, isso é um absurdo!
    Pense mais: Se Deus não existisse, você não iria pro inferno, logo a culpa de tudo isso é de Deus, Deus poderia ter pensado:
    – Eu não deveria existir, aquelas pessoas todas no inferno sofrendo é culpa minha, vou me suicidar…

    Seria melhor não?

    Já que você não pediu para nascer, tem direito de não existir não é? Claro que sim, é claro que Deus nunca iria permitir isso, pois tem vergonha de admitir o erro…
    Deus não sabe do futuro? Acho que não, pois ele se arrependeu de ter criado o homem, tanto é que trouxe o dilúvio para a Terra, também se arrependeu de ter criado Israel quando este povo fez um bezerro de ouro para adorar (o mais engraçado é que Moises interveio a Deus para que ele arrependesse e perdoasse Israel (esta na Biblia exatamente assim, pode olhar), então Deus se arrependeu de se arrepender e não destruir Israel, mais mais para a frente ele disse, quando Israel pecou denovo: “Devia ter destruído Israel quando este pecou, moisés” e se arrependeu de se arrepender de seu arrependimento!

    Que Deus é esse gente!

    15/02/2014 às 0:07

  6. VANESSA

    Eu desde pequena aprendi que Deus se importa com todos os seus filhos, mas na prática não é o que vejo, pois vejo pessoas que tem muitas atitudes ruins e que se dão melhor na vida que aqueles que são justos e que estão se esforçando sem querer pisar nos outros. Eu não consigo entender, o meu pai faleceu há 1 ano de câncer e sempre teve uma vida ativa, com alimentação adequada, não consumia bebida alcólica, não fumada, não usava drogas ou qualquer coisa que fizesse mal ao corpo dele, não tinha sentimentos ruins e sempre era muito elogiado por todos por ser uma pessoa muito boa, ele colocava Deus acima de todas as coisas e sempre era grato a Deus por tudo, mas a morte dele foi horrível, pois vimos ele morrer aos poucos e de maneira bem dolorosa e sem podermos fazer nada, pedimos muita a ajuda de Deus para que ele curasse o meu pai, mas o meu pai faleceu em outubro de 2012. Porém conheço algumas pessoas com a mesma faixa etária do meu pai, que fumam, bebem, fazem uma má alimentação, isso quando se alimentam, porque ás vezes fica o dia inteiro fumando e bebendo e estão aí “vivinhas da Silva” curtindo a vida louca que eles querem. Já houve vezes de um caso ou outro as pessoas dizerem que só pode ter sido Deus pra livrar da morte por causa das coisas que eles fazem. E por quê se Deus livra da morte pessoas que apresentam mal conduta, por quê não pode salvar o meu pai???. Eu sei que todos um dia vão morrer, mas precisava ser da maneira como foi, e quando foi??? Além disso tenho muitos outros exemplos na vida pessoal que me faz pensar hoje que Deus não é tão justo quanto as pessoas dizem e acredito sim que ele ama e se preocupa com alguns filhos, mas não acredito que seja com todos. Acho que Deus ama mais uns do que outros e qual é o parâmetro que ele utiliza eu não sei, porque algumas pessoas que confiam nele profundamente e buscam seguir uma vida mais reta possível se dão mal na vida, e outras que ás vezes não estão nem aí com tais valores se dão melhor que outros. Que justiça é essa?????????????

    08/04/2014 às 21:16

  7. MARTIS MIDIAM RUFINI

    voce pença que Deus e injusto voce nao tem noçao do que voce esta falando voce nao conhecel toda a vida do seu pai pra dizer qui ele era bom voce nao teria coragem de da o seu filho pra morrer na crus pra salvar a umanidade Deus nao da nada de ruim pra ninguem voce esqueceu que satanas ele fas o que e ruim ele e tao astuto que tudo ele tenta fazer com que voce pence que DEus e culpado aceite jesus como seu salvador di todo seu coraçao e ai voce vai saber si ele e injusto voce so fala isso porque nao conhece ele o meu pai tambem morreu di cançer ele sofreu um ano dores horrivel mas nem por isso ele ou nos pos a culpa em DEUS NINGEM NASCEU PRA VIVER ETERNAMENTE NA TERRA TEMOS QUE LUTAR PELA NOSSA SALVASAO PRA DEPOIS DA MORTE VEVER ETERNAMENTE FELIS SEM DOR E SEN SOFRIMENTO SEI QUE LA VOU ENCONTRAR MEU PAI MINHA MAE QUE MEU DEUS LEVOU ELA MUITO CEDO E EU NEN CONHECI ELA QUE DEUS TI ABENÇOE

    06/05/2014 às 9:39

  8. Anônimo

    As pessoas acham que ser justo é fazer o bem a todos, mas sim ser justo com todos, vc fazer o bem não é um favor mas sim uma obrigação de todos principalmente os que se diz ser Cristão.

    07/06/2014 às 16:53

  9. como pode alguem falar tanta besteira ?só quem nao vive no espirito , na graça e amor do Senhor pode dizer tanta heresia.

    24/12/2014 às 18:05

  10. Paulo Roberto

    Roger, não se trata disso.
    A própria Bíblia nos diz que tempos difíceis virão.
    Você está satisfeito com o que vê à sua volta? Drogas, prostituição, assassinatos, abortos, corrupção dos governantes, doenças sem cura, fome e miséria?
    Está conformado com isso? As famílias se desfazendo, o certo virando errado, você se conforma?
    Não, não se trata de viver ou não no Espírito, na Graça e Amor do Senhor, e sim, o MUNDO, que JAZ NO MALIGNO. E isso nos dá a impressão de que Deus não está sendo justo para conosco, que O amamos e vivemos de acordo com a Sua Palavra.
    Mas fica só a impressão, pois no fundo, sabemos que Ele é poderoso e mais: confiamos sim, na Sua Palavra, que já nos alerta para todos estes eventos que estamos vivendo agora.
    E no meu caso em particular, eu tenho a certeza de que tudo aquilo que eu perdi, ser-me á dado novamente, em outra vida, com muito mais abundância do que agora.

    24/12/2014 às 20:06

  11. roger dani

    Os pensamentos e os planos de DEUS estao infinitamente acima do nosso entendimento.nao cabe a nos simples e inuteis mortais ,entrarmos em questionamento com o criador.tudo ele fez por sua vontade e entregou nas maos do homem em perfeita harmonia.A desobediencia e a”independencia” do homem em relaçao a Deus transformou o mundo perfeito nesse verdadeiro caos.Devemos nos manter separados e confiantes no que virá para aqueles que confiam na palavra de Deus.zele pelo que vc ja tem de bom cravado em seu coraçao , pois vc pode perder ate mesmo o pouco que tem e ai entao vc verá o verdadeiro caos.para nossa sorte a misericordia de Deus se renova a cada dia.DEUS nos abençoe e nos guarde de todo o mal.serve tambem pra vc PR

    30/12/2014 às 11:36

  12. Paulo Roberto

    Roger Dani,
    Eu seu que Deus tem um propósito para tudo. Na verdade, eu não penso mais na vida terrena, o que me importa é SER SALVO.
    É muito difícil entender o que Deus determina em nossas vidas. Estou agindo como a JUSSARA falou: observo o mundo à minha volta… só vejo crimes, trapaças, destruição e ódio.
    Mas sei que Deus está SEMPRE comigo, não importa onde eu vá. Onde irei me esconder dos olhos de Deus? Não há lugar onde isso possa ocorrer, e nem eu quero. Quero mais é estar sempre na presença de Deus.
    Não sou mais um jovem, e sei que, a qualquer momento posso morrer. O que me importa se eu morrer HOJE ou daqui a trinta anos? Importa é SER SALVO, só isso.
    Todos os dias, leio e medito na Palavra. Todos os dias, peço o milagre em minha vida, e faço isso há VINTE ANOS!
    Se Deus não fizer o milagre em mim, e eu morrer, importa apenas que eu seja SALVO, só isso!!!
    SEI e CONFIO que Deus está preparando algo maravilhoso para mim, e que nada que eu perder aqui pode se comparar ao que Ele está preparando para mim.
    Eu sei que eu não mereço passar por certas provações. Mas essa certeza é o que me move a procurar mais e mais, a cada dia, a DEUS.
    Peço a todos neste blog uma oração para que eu alcance o meu milagre, o que me faria viver novamente – pois a vida que eu levo, dependente de medicamentos, não é exatamente a vida que alguém quer.
    Eu tenho Fé, e Deus, na hora certa, vai realizar meu milagre.
    E um dia, depois que eu me for deste mundo, vai chegar a hora de estar com o Pai. Esse é o meu anseio maior.
    Em tempo: ser honesto, íntegro, caridoso, ter palavras edificantes não é uma qualidade, em minha opinião: é uma OBRIGAÇÃO.
    Fiquem em paz com Deus
    PR

    30/12/2014 às 21:30

  13. roger danin

    Nosso Deus tem somente planos de amor para aqueles que nele confiam.seja paciente e alcançaras aquilo que deseja se isto for da vontade dele.desejo a todos um ano prospero de amor ,paz e força para enfrentar as batalhas que virao e certeza de vitoria em Cristo.

    02/01/2015 às 9:24

  14. Paulo Roberto

    Sim, Roger… Acho que agora você entendeu o que eu quis dizer…
    Um feliz ANO NOVO para todos, e que a PAZ DO SENHOR renasça em cada coração, a cada dia!!!
    Que em 2015 Deus permita que nossos sonhos se realizem, nossos milagres aconteçam, e que sejamos mais e mais fortes para suportar o que vem por aí, com fé e confiança!
    Abraços!

    03/01/2015 às 19:51

  15. Bruno

    Olha a desculpa dos crentes “deus tá testando a sua fé” isso só pode ser piada. Deus eh o caralho, to cansado disso já.

    04/01/2016 às 21:37

  16. Paulo Roberto

    Tá cansado. Bruno??? Então faça-nos o favor… modere seu linguajar, porque aqui não vivemos nos ambientes que você frequenta.
    Se quiser discutir, pelo menos, esteja à altura para isso.

    04/01/2016 às 22:40

  17. Lene

    Devo aceitar q quem quer ir para o ceu,nunca tera felicidade,somente sofrimentos aqui na terra?Pq Deus criar um ser humano para passar anos sofrendo e tendo q nunca se revoltar com isto para so depois o levar para o ceu?A verdade e q a biblia se contraditoria.Diz q fomos feito a imagem e semelhança de Deus,e somos todos diferentes uns sáo lindos outros feios,uns ricos outros pobres.Diz q Deus escuta a oraçao de todos e nunca nos abandona.Entao pq se duas maes msm q as duas seguem a Deus imploram pela vida de um filho uma recebe o milagre e outra nao?pq se uma pessoa por mais q cometa pecados,pq todos cometemos,mas tenta sempre ser boa ajudar o proximo,fazer o q e certo e por mais q tente pesa perdao a Deus por seus pecados,Deus permite q as mesma pessoas a quem ajudou a humilhe e faza o mal?quem faz o bem tem q passar por dificuldades sofrimentos,e quem nunca sequer faz uma oraçao,e egoista,ingrato e injusto recebe a graça de Deus e vai bem na vida consegue tudo o quer.Pq e assim nao e ,se a pessoa ta indo bem ha e bençao de Deus se ta sofrendo dizem q castigo.A pessoa e ma faz td de errado e Deus abancoa ai no fim se arrepende Deus perdoa e ele vai pra ceu tbn.Onde ta a justuça ai???Pq todos nao recebemos de Deus conforme o q praticamos,ok perdoar quem erra mas permitir q a vida dele seja melhor do q a de quem esta sendo uma pessoa melhor?Se a biblia diz a vdd entao Deus e um Deus injusto sim por varias razoens ,to cansada de ouvir q ela atende as oracoens de todos iguai quando nao e vdd,de q ele nos ama igual.Se fosse justo e nos amasse igual faria justiça a todos igualmente e nao faz nem atende todas as oraçoes.E ele fez o mundoe ele jogou lucifer aqui,ele nao e Deus q sabe td ve td ,lucifer nao e quem provoca o pecado as tentacoes pq entao o jogou aqui?Se Eva pecou q cobrase dela,nao de quem veio depois.q consertase o q ta errado e nao nos deixar nascer num mundo onde ele sabia q iriamos pecarE facil falar ha mas ele deu seu unico filho pra morrer na cruz,um filho q ele sabia q ia ressucitar dai tres dias?Assim e facil nao e?Q existe um Deus claro q existe mas q ele seja como esta na biblia e uma grande mentira.

    29/02/2016 às 1:04

  18. Lene

    Talves se Deus fosse mae ou invez de pai teriamos um mundo melhor,pq msm tendo algumas maes q nem merecem se chamadas assim,e raro encontrar um pai q saiba amar os filhos sobre todas as coisas e colocalos em primeiro lugar.uma verdadeira mae sim faz o q melhor pra os filhos se sacrifica por eles da a vida se preciso for e msm tendo varios os trata igual e sempre tenta fazer o msm por todos.

    29/02/2016 às 1:13

  19. Paulo Roberto

    Lene, entendo a sua dúvida e a sua decepção..
    Porém, para te ajudar, leia os livros de JÓ e a Parábola do Filho Pródigo.
    Entenda que nem todo mundo que vai para o Céu, irá na mesma posição. Uns receberão GALARDÃO, outros não. Uns ficarão mais perto de Deus, outros mais distantes, porém, todos salvos.
    Foi o que aprendi com o pastor da igreja onde eu frequentava.
    Eu venho passando por muito sofrimento na vida, mas não deixo de crer em Deus. Sei que Ele está provando a minha fé. Como Jó, espero ser ressarcido de tudo o que me roubaram, mas, por enquanto, oro a Deus e digo: “Tua Graça me basta”.
    Tenho feito de tudo para me santificar, mas reconheço que sou um mísero pecador e necessito, sim, da Misericórdia de Deus.

    29/02/2016 às 1:16

  20. A bíblia é uma farsa, feita para controlar as mentes dos homens, isso é justo?

    29/09/2016 às 2:06

  21. Esse Deus bíblico é um belo de um filho de uma puta, tudo que ele faz dá errado, exemplo: fez Lucifer deu errado, fez Adão e Eva deu errado e por ai vai, deveria se aposentar ou passar o cargo pra alguém mais qualificado.

    29/09/2016 às 2:13

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s