Desejando, sempre, honrar ao Senhor…

O Tabernáculo e a Igreja hoje

Muitas vezes, quando entramos nas nossas igrejas, não fazemos idéia das coisas que aconteceram para que pudéssemos estar aqui e nos esquecemos da importância eterna e universal que isso teve.

Hoje nós vamos fazer um comparativo entre o Tabernáculo e a Igreja. Vamos entender melhor qual a nossa função na Igreja e a postura que devemos ter em nossas vidas para que o “estar no templo diante de Deus” seja da forma correta tanto diante de Deus como diante dos homens.

Em Apocalipse 1.6 a Bíblia nos diz que Cristo nos fez sacerdotes para servir a Deus Pai. Mas qual era a função do sacerdote? O que, exatamente, ele fazia?

Abra sua Bíblia em Hebreus 9. 1 – 10.

Havia 3 partes no Tabernáculo:

  • Átrio exterior – era uma espécie de pátio, onde todos os israelitas tinham acesso e eram oferecidos os sacrifícios. Era também onde os sacerdotes se purificavam.
  • Santo dos santos (ou santíssimo lugar) – cômodo mais interno, onde só o sumo-sacerdote entrava uma vez por ano.
  • Santuário – cômodo interior onde só os sacerdotes entravam.

Os utensílios do Tabernáculo:

  • No átrio exterior ficava a pia de bronze e o altar do sacrifício.
  • No santuário ficava a mesa dos pães da proposição, o candelabro e o altar do incenso.
  • No santos dos santos ficava a arca da aliança.

Agora vamos trazer esta imagem para hoje. O verso 1 de Hebreus 9 diz que havia regras para a adoração. Estas regras ainda não mudaram.

O Átrio exterior era como se fosse a parte de fora da igreja. É o local onde vivemos. É nesse local onde os sacrifícios são realizados. Mas, se somos sacerdotes constituídos por Jesus para servir a Deus Pai, que tipo de sacrifícios temos trazido? Como tem sido a nossa vida lá fora, no local onde os sacrifícios devem ser realizados?

O Santuário é esta parte onde nós estamos e somente os sacerdotes entravam. Ou seja, é necessário que exista uma consciência do lugar onde nós estamos. Se esta consciência não existe, é possível que você não seja um sacerdote ainda e suas atitudes aqui dentro podem estar erradas.

Somente após oferecer os sacrifícios e se purificar na pia de bronze os sacerdotes poderiam entrar. Se somos sacerdotes, será que temos nos purificado antes de entrar na presença de Deus? Será que temos tido temor e reconhecimento da pureza e santidade do nosso Deus? Ou temos entrado como estamos, impuros e sujos, para adorar a Deus? Jesus disse: venha como está. Mas não podemos permanecer como estamos quando tomamos conhecimento da pureza e da santidade de nosso Deus porque o mesmo Jesus gera mudanças em nossas vidas.

O Santo dos Santos é o lugar da perfeição. É neste lugar que o próprio Deus se revela intimamente e fala com aquele a quem escolheu. É o momento de intimidade. É onde o Deus de todo o universo se revela pessoalmente para o homem. Mas, estando aqui, sendo sacerdotes, será que temos ouvido Deus falando? Será que Ele tem se revelado para nós? Será que isso tem sido de forma pessoal ou nós temos vivido as experiências de outros que ouvimos aqui dentro?

É necessário que haja uma experiência pessoal com Deus. Não podemos entrar neste santíssimo lugar e sairmos como se nada tivesse acontecido. Só existe m motivo para virmos aqui: adorar a Deus. É nessa adoração onde Ele se revela e fala.

Deixem as conversas lá fora, onde os sacrifícios são feitos. Deixem os pensamentos maus, seu cansaço e suas próprias vontades no lugar dos sacrifícios e se purifiquem. Entrem como sacerdotes que possuem mãos puras para tocarem no altar de Deus e levar a Sua Palavra para o povo.

Amanhã iremos continuar falando sobre os utensílios do Tabernáculo. Iremos falar de tudo o que a Igreja possui e que devemos utilizar para sermos bons sacerdotes.

3 Respostas

  1. JESUS MORREU NA CRUZ PARA SALVAR O HOMEM, E CONSERTAR O UNIVERSO.

    06/11/2009 às 11:06

  2. Sthefane

    DEPOIS QUE JESUS CRISTO MORREU NA CRUZ, O VEU DO TEMPLO SE RASGOU. NAO EXISTE MAIS TABERNACULO, NAO EXISTE TEMPLO FEITO POR MAOS, MAS NOS SOMOS O TEMPLO DE DEUS, TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, GRAÇAS AO SANGUE DE JESUS VERTIDO NA CRUZ QUE NOS DEU LIVRE ACESSO AO PAI. MUITO OBRIGADO SENHOR POR FAZER DE NOS QUE ERAMOS GENTIOS, TEUS FILHOS!!!

    21/04/2012 às 12:39

  3. Lembre-se que existe: sumo sacerdote e sacerdote comum se você não tem o cajado você é apenas u auxiliar, ouça este conselho Ninguem toma para se esta honra se não for chamado como arão (Hebreus 4.5)

    16/09/2012 às 8:11

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s