Desejando, sempre, honrar ao Senhor…

Mas também ao que é da fé que Abraão teve. Romanos 4

Alguns autores dizem que, se acontecesse um desastre, e um dia parte do Novo Testamento desaparecesse da terra, se somente tivéssemos um dos quatro evangelhos e o livro de Romanos, não precisaríamos de mais nenhum outro livro. Outros dizem que seria melhor não termos pão, do que não termos o livro de Romanos. O livro de Romanos realmente é um tesouro. Nele percebemos a fé de Paulo como sendo madura, firme e convicta.

Abra sua Bíblia no capítulo 4. Neste capítulo, Paulo está falando sobre a fé e resolvendo um problema entre os judeus e os gentios, ou seja, aqueles que não são judeus (nós). Paulo fala no capítulo 3. 2 que “aos judeus foi confiado o encontro com Deus, a Palavra de Deus e a Revelação de Deus”. Porém, depois de Jesus ter ressuscitado, a Mensagem de salvação, que antes era só para os judeus, começou a ser levada aos que não eram judeus. Estes não judeus começaram a ter fé nesta Mensagem e foram salvos, passando a ter o mesmo direito dos judeus. E isso criou muita confusão, claro!

Vamos ler todo o capítulo 4 até o verso 17. Existem dois versículos que são muito importantes nestes contextos. Versículo 16 e 17. Paulo afirma que:

“Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da Lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós. Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.”

Paulo nesse momento faz uma argumentação que tanto para o judeu como para o não judeu cai como uma bomba. Para o judeu, Abraão era tido como pai. Era aquele escolhido por Deus para dar início ao povo de Israel. O nome de Abraão e seus filhos era tão forte que Deus era conhecido como o Deus de Abraão, Isaac e Jacó. E, nesse momento, Paulo coloca Abraão na mesma condição de um não judeu. Paulo está afirmando que qualquer um, judeu ou não judeu, pode ter a fé que Abraão teve.

Meus irmos, o que Paulo está dizendo é que a fé que Abraão teve é uma fé no Deus do impossível. O que Paulo está querendo dizer com “aos que tem a fé que Abraão teve” é que, aqueles que têm fé na Palavra de Deus, antes de ver, sem nenhuma garantia de que vai dar certo, terão a salvação. A Bíblia fala em Hebreus 11 o que é fé. Levando em consideração que o verso um é muito famoso, leia também o três, que ainda não é famoso.

Em outras palavras, fé, é mais do que acreditar na Palavra de Deus. É confiar na Palavra de Deus. Aquele que tem fé segue firme em confiar que Deus é “o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.”

A Palavra de Deus, a Bíblia, nos ensina que Jesus morreu para nos salvar, para que tivéssemos perdão dos nossos pecados. A Bíblia fala que Ele ressuscitou e que um dia virá para nos levar para Deus. Você pode até não acreditar. Pode até achar impossível. Mas Abraão creu, sem ver. E você?

Abraão morreu sem ver a promessa de Deus cumprida completamente. Deus havia prometido fazer de Abraão uma grande nação. Abraão só viu seu filho Isaac. Mas ele acreditou em Deus e Deus lhe deu o título de “amigo de Deus”.

“Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça (favor que não merecemos) e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da Lei (judeus), mas também aos que têm a fé que Abraão teve (os que têm fé em Jesus, mas nunca o viram). Ele é o pai de todos nós. Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.”

Uma resposta

  1. Rebeca

    Gostei muito dessa mensagem …
    Que Deus continue te usand cada vez mais.

    06/04/2011 às 23:26

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s