Desejando, sempre, honrar ao Senhor…

O Matador de gigantes

Não importa onde você esteja, ou com quem você esteja. Seja cristão ou não. Todos sabem que Davi matou Golias. Mesmo que não saibam quem foi um ou quem foi o outro. Todos sabem que Golias era um gigante e que Davi era pequeno. Por ter 1.95m, aonde eu chego sempre me comparam com o gigante Golias. Eu costumo brincar dizendo que “agora o Golias está do lado certo”. Mas, continuando, são duas personagens bíblicas bastante comuns.

Hoje eu quero falar com vocês sobre a pedra que matou Golias. É relevante lembrar que Davi, desistiu de espadas e armaduras para lutar com pedras. É interessante notarmos que Davi escolheu cinco pedras, mas só usou uma.

Diante de uma situação como aquela, onde todos os bravos de Israel estavam com medo, em uma situação em que um homem de 3.20m de altura que vestia uma armadura de sessenta quilos, a ponta de sua lança pesava sete quilos, carregava um escudo de 120 kg estava desafiando uma nação inteira, um pastor de ovelhas acostumado aos animais selvagens percebeu uma coisa que ninguém havia visto: Golias estava desafiando a um Deus vivo.

No meio daquilo tudo, de todo o barulho, poeira e pressão, Davi encontrou a pedra certa, a pedra que podia matar um gigante. Digamos que cada uma das cinco pedras que Davi escolheu tivessem um nome: medo, angústia, decepção, coragem e fé.

É provável que Davi enquanto andava pelo riacho tenha pensado no medo. Golias era um homem enorme, poderoso e experiente em batalhas. As nossas batalhas também são enormes, poderosas e Satanás é experiente. Davi não usou a pedra do medo, mas ela confirmava que ele era humano e dependia de Deus.

É provável que Davi também tenha pensado na angústia. Não a angústia de tristeza. Mas angustiou-se por ter um homem blasfemando contra seu Deus. “Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?” Davi perguntou. Davi não usou a pedra da angústia contra Golias, mas ela fortaleceu seu coração.

É provável que Davi também tenha pensado na decepção. É o que nos faz achar pesado o peso das pedras anteriores. E se eu falhar, e se eu fraquejar, e se o pecado de Israel estiver fazendo com que Deus dê Israel nas mãos dos Filisteus? Davi colocou a pedrinha da decepção dentro do alforje e sentiu o peso das suas decisões e suas responsabilidades. Mas Davi também não usou esta pedrinha.

É provável que Davi também tenha pensado na coragem. Não na coragem de ser um herói, mas na coragem para ser usado por Deus em algo que valia a pena. Muitas vezes nós temos medo de deixar Deus fazer o que deseja em nós, porque não sabemos o que é. Por que não podemos ver o futuro, só vemos o gigante. Davi teve coragem de confiar e se entregar para honrar o nome de Deus: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel?” A honra de Israel é o Nome de Deus.

É provável que Davi também tenha pensado na fé. A fé para abandonar as armaduras que o homem veste. Fé para abandonar as armas que o homem usa. A fé para saber que é Deus quem lutava por ele. Fé para saber que o Nome de Deus não pode ser blasfemado. Fé por conhecer o seu Deus e saber que dEle não se zomba. Davi não confiou em sua experiência contra leões ou ursos. Ele usou sua experiência com Deus e Deus usou a pedra que Davi escolheu.

Somos nós que escolhemos com que material Deus vai trabalhar em nós. Com certeza Davi não deu nome às suas pedras, mas com certeza, enquanto andava pelo riacho escolhendo as suas pedras, ele estava sozinho, na presença de Deus, confirmando suas experiências com Ele. É no centro da presença de Deus que Ele nos revela que nós somos homens e Ele é Deus e só a Ele devemos temer. Não devemos temer a homens nem problemas.

É no centro da presença de Deus que Ele nos revela a sua angústia por ter seu nome blasfemado muitas vezes em nossas vidas e ações.

É no centro da presença de Deus que percebemos que a decepção só existe quando confiamos em nós mesmos. É quando percebemos Seu poder ilimitado e que Ele não divide a Glória do Seu Nome com nada que foi criado.

É no centro da presença de Deus que nossa coragem se renova e só então podemos batalhar contra os gigantes que se apresentam em nossas vidas.

É no centro da presença de Deus que encontramos o verdadeiro Matador de gigantes. Aquele que é a nossa pedra angular, base de todas as coisas. Aquele que se levanta e batalha por nós. Aquele que é o nosso Emanuel.

Qual pedra você tem escolhido nas suas batalhas?

“À medida que se aproximam dele, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular,escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”. Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem,“a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”, e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados. Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.” 1 Pedro 2. 4 – 10.

4 Respostas

  1. Muito bom esse texto!
    Somos cristãos, matamos um leão por dia, mas nunca o derrotamos sozinhos, pois a nossa força está no DEUS que nos sustenta e, só através dEle é que derrotamos os Gigantes a nossa frente!

    02/12/2009 às 15:16

  2. Só Ele é Deus! E quando confiamos nossa vida a Ele, não há o temer.
    Muitas bênçãos para você sempre! Abraço.

    21/06/2010 às 18:16

  3. inojoza

    é verdade. Não existem palavras para descrever o sentimento de entrega e o prazer de ser aceito.
    Valeu por comentar.
    Deus te abençoe!

    21/06/2010 às 18:19

  4. Edna N. Dos santos

    Amei a mensagem!!! Tudo que eu estava precisando. Com certeza essa mensagem, servirá de alimento para minha alma todos os dias.

    17/05/2012 às 18:02

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s