Desejando, sempre, honrar ao Senhor…

O Carvalho e o Terebinto. Isaías 6.13

Esses estudos sobre a Botânica do Reino têm como objetivo estudarmos o motivo de muitas vezes os seres humanos serem comparados com algumas plantas nos textos bíblicos. O que Deus queria dizer quando comparou-nos a um carvalho ou terebinto? E a videira? E a murta? É sobre isso que vamos estudar.

Em muitas situações de nossas vidas nos achamos em situações onde nada parece dar certo. É como se todas as vezes que saímos de casa, ou mesmo chegamos em casa, tudo se transforma. A nossa paz acaba, problemas surgem do nada, como se algo estivesse só esperando a nossa chegada para acontecer.

Nesses momentos olhamos para os lados e nos perguntamos: “Onde é que estou errando?” ou “Por que tudo da errado sempre?”

No texto de Isaías 6.13 nós vemos uma situação bem específica a respeito do desejo de Deus. Esse texto é conhecido como “o chamado do profeta Isaías”. Com certeza já lemos sobre os serafins que voavam e clamavam que Deus é três vezes santo e que um deles purificou a boca do profeta com uma tenaz, etc. Deus diz a Isaías para pregar a sua Palavra, mas avisa que o povo não vai dar atenção. E Isaías, talvez consciente do que significava isso pergunta: “Até quando, Senhor?” e Deus responde o que está em Is. 6. 11-13.

É nesse momento que Deus compara o povo com o carvalho e com o terebinto, ou azinheira. E é sobre estas duas árvores que vamos falar hoje.

Assim Como o Carvalho

Você pode se perguntar: “por que o carvalho, se ele não dá fruto comestível?” Por causa das características do próprio carvalho. Se você chegar em um bosque com muitas árvores e nele houver um carvalho, não há como não distingui-lo. Ele provavelmente será a árvore mais velha e mais alta do bosque. O carvalho tem uma vida média entre 500 a 1000 anos e alcança entre 30 a 40 metros de altura. Ou seja, vida longa. Isso lhe proporciona uma característica sofrida, caule enrugado e raízes profundas. Mas isso não tem nada haver com sua idade.

Assim, como quem vive muito passa por muita coisa, o carvalho tem uma característica muito interessante: quando ele passa por uma tempestade e recebe fortes pancadas de vento e chuva, seu tronco, que é uma das madeiras mais resistentes do mundo, não se quebra, mas se contorce, enverga e se molda ao vento. O carvalho tem forte resistência às situações da vida.

“Por incrível que pareça, quanto mais ele se sujeita às intempéries, mais fortalecido ele sai delas, pois suas raízes se arraigam ao solo a cada tempestade, seu tronco se revigora, e a possibilidade dele ser extraído do solo pelos temporais diminui drasticamente, até se tornar nula. O carvalho se embebe de todas as conseqüências dos temporais e, assim, adquirem um aspecto desproporcional, exatamente como um ser que tivesse realizado um grande esforço ao longo de sua constituição. Chega mesmo a parecer entristecido.”

É o tipo de árvore que quanto mais forte o vento ou a tempestade, mais forte ele fica, seu tronco se firma e ele não se quebra.

Suas raízes não são profundas por causa dos longos anos de vida, mas sim porque quando a tempestade passa, ele procura aprofundar mais ainda suas raízes, seu objetivo é permanecer em pé, sem quebrar, firme e forte.

Ao contrário de outras árvores o carvalho não perde suas folhas no inverno. Ele continua frondoso, cheio de vida mesmo no período mais difícil do ano. Ao que parece, Deus criou o carvalho para resistir.

Quando Deus compara os seus a um carvalho Ele sugere que é assim que as coisas deveriam ser para nós. Mesmo quando atacado por qualquer situação, seja ela natural como uma tempestade, fortes ventos, queimadas, ou seja ela o machado de um lenhador, o carvalho se determina a não sair de sua posição e mesmo que seja derrubado, por causa de suas raízes profundas é muito difícil arrancar o “toco” que fica. E isso leva o carvalho a brotar e começar a crescer novamente.

Assim Como o Terebinto

O terebinto é umas das árvores mais fascinantes que nós vamos estudar. Ele é da mesma família do carvalho, mas possui alguns pontos diferentes.

Assim como o carvalho, o terebinto é muito resistente ao inverno. Suas folhas não caem com o frio e só na primavera é que ele muda a folhagem. Porém, um terebinto não cresce tanto quanto o carvalho. Seu tamanho médio é de 10 metros aproximadamente          .

O terebinto, porém, possui duas características que o carvalho não possui. O perfume do terebinto pode ser sentido a mais de um quilômetro de distância, porém, para que isso aconteça ele deve perder parte da sua casca. Quanto maior e mais profunda sua ferida, maior será o perfume exalado pelo terebinto.

Ao perder sua casca ele libera uma seiva que também é medicinal. Serve como anticéptico antiinflamatório e ajuda em doenças como ascite que é uma acumulação de fluidos na cavidade do peritônio. É comum devido à cirrose e doenças graves do fígado.

É interessante que quanto mais o terebinto é ferido, mais ele exala perfume e ajuda a curar.

E Nós?

Muitos dos cristãos das Igrejas hoje deveriam aprender com o carvalho e o terebinto. Porém, o que mais se encontra são pessoas com raízes superficiais, sem resistência às situações da vida em que quanto mais Deus os prova, mais causam mal aos outros.

Alguns podem dizer que os problemas da vida ou as provações são como castigos de Deus. Claro que essas coisas nos aproximam dEle e deve ser assim mesmo. Mas eu prefiro entender as coisas ruins que nos acontecem servem para nos moldar, ajustar e nos incentivar a sermos diferentes, com atitudes que seguem na contra mão da sociedade. Claro que não é simples! Algumas tempestades duram anos… Porém, o desejo de Deus é sermos assim, como o carvalho, com raízes profundas e resistência. E como o terebinto, que quanto mais sofre, mais perfuma e cura…

Esta mensagem não é minha. Vi em um programa de televisão, infelizmente não lembro o nome do pastor. Mas achei excelente. Me abençoou muito, assim como outras pessoas que conheço. Se alguém também assistiu, pode deixar o nome dele nos comentários. Obrigado!

37 Respostas

  1. Glaucia gal R.

    8

    22/01/2014 às 16:25

  2. Anônimo

    pastor Josué Brandão

    28/03/2014 às 20:04

  3. Júlia Helena

    Fui ricamente abençoada por meio desta publicação! Glorifico a Deus por ter guiado quem a escreveu! Paz de Cristo.

    06/05/2014 às 10:09

  4. Mauri Camara

    Mensagem para renovar a alma fragilizada pelas tempestades da vida. Estou muito feliz com tudo que pode aprender deste vs. de Isaias 6.12 e 13.

    23/06/2014 às 12:23

  5. luana lima

    Muito legal este estudo que o senhor possa abençoar cada dia mais…..

    25/07/2014 às 15:21

  6. Anônimo

    Assisti ontem a um culto de ação de graças e o pastor falou sobre essas duas arvores, muito edificante.

    14/09/2014 às 15:16

  7. Anônimo

    O nome do Pastor é Samuel Ferreira – da ADBRÁS , também assisti e anotei a pregação nesse dia

    16/09/2014 às 13:17

  8. Marli Ferreira Rodrigues

    Mim impressionei muito com essa história
    é mim alegrei.Graças dou ao SENHOR, por preparar pessoas para nos trazer mensagem
    como essa! Deus te abençoe e que possa nos trazer mais…

    04/11/2014 às 9:40

  9. Muito bom. gosteie muito mesmo parabenz.e ficou mais bonito com a sua honestidade de dizer com todas as letras que nao era sua. como a honestidade estar raras.

    01/12/2014 às 2:15

  10. Luana Braga

    Fico feliz com é saber que ainda existem homens e mulheres de Deus, nessa terra, que Deus os abençoe rica e abundantemente.

    16/02/2015 às 12:01

  11. Jesum Pedrete

    Pr josue brandao um grande homem de Deus do sec 21

    04/03/2015 às 11:53

  12. pr Elizeu ferreira de Almeida

    Muito bom isso e Deus j

    03/04/2015 às 18:13

  13. Anônimo

    FALOU AO MEU CORAÇO

    09/04/2015 às 15:02

  14. fernando souza

    muito forte este estudo
    através do mesmo deus me deu grandes revelações

    15/04/2015 às 1:01

  15. Anônimo

    Deus é grande

    19/04/2015 às 10:15

  16. Maria José

    Depois de uma pregação no sábado sobre Isaías 6:1-6,hoje quando vou fazer a leitura da escola sabatina me deparo com esta escritura. Li até o vesiculo 13.Deus responde as nossas orações. Tudo o que havia pedido pra Deus encontrei nesta explicação maravilhosa. Sou grata a Deus por ele dá este discernimento as pessoas que escolhem todos os dias da sua vida ser como o carvalho e como o terebinto. Que Deus continue abençoando e iluminando quem escreveu e quem teve a oportunidade de publicar estas palavras. Um abraço. Toda honra e toda glória seja dada ao Senhor dos exércitos :Deus. Amém.

    04/05/2015 às 10:24

  17. Kennedy

    Muito lindo tocante mexeu muito comigo

    24/06/2015 às 19:28

  18. Anônimo

    Quem prega é Josué Brandão

    24/07/2015 às 14:13

  19. Anônimo

    Foi Pr. SAMUEL

    25/07/2015 às 20:04

  20. lindo a glorias seja dada somente ao REI dos REIS SENHOR JESUS maravilho refletir em saber que tudo que DEUS criou e perfeito e uma pena que o ser humano nao tem cuidado do que DEUS nos deixou inaginemos esse cheiro dessa arvore como deve ser MARANATA volta JESUS .e o seu templo esta pronto? o meu esta Abencoado seja todos em nome de JESUS

    16/12/2015 às 14:48

  21. Top!!

    20/02/2016 às 13:11

  22. Maria salete

    Maravilhoso e de uma riquesa grandiosara nossas vidas, muito lindo foi demaos,nunca tinha visto,amei,muito profundo.

    01/03/2016 às 23:54

  23. Cypriano

    Muito abençoado esse sermão. Abençoado também, seja o que postou. Deus seja Louvado!

    05/03/2016 às 23:37

  24. Anônimo

    Existem palavras que por mais que a conheçamos elas surtem efeitos diferentes conforme nossa necessidade. A palavra de Deus é assim. Obrigada por compartilhar conosco irmão amado.

    23/04/2016 às 17:31

  25. Maria de Fatima de Almeida

    O Pastor Josué Brandão que prega essa linda mensagem

    30/04/2016 às 18:54

  26. ANTONIO JOSE DE OLIVEIRA

    Maravilhosa a comparação que o texto faz dessas arvores com o seu povo. Maravilhoso o comentário. Deus abençoe ricamente os seus servos.

    02/07/2016 às 5:25

  27. Murillo

    Quando jesus cura o cego em uma de suas passagens , pergunta o que ele ver e ele diz vejo homens como árvores ,jesus tinha curado primeiro o espiritual dele depois ele passou a mão novamente e agora pergunta mais uma vez o que ele via ele agora responde o que ver curado diante mão a primeira cura foi a espiritual porque Jesus cura primeiro o espiritual e nessa passagem prova como Ele nos ver como árvores

    08/07/2016 às 21:16

  28. Simone Ursulino

    Ola boa noite , a paz do senhor eu assisti uma pregação do Pastor Josué Brandão sobre esse assunto e pra mim foi muito interessante por isso entrei para saber mais sobre as características dessas duas árvores em questão .

    16/07/2016 às 23:53

  29. Anônimo

    Maravilhoso o conhecimento das obras de Deus, muito lindo como o carvalho é uma planta é colocado é colocado na palavra de Deus.

    30/07/2016 às 14:13

  30. Anônimo

    Muito bom.

    08/08/2016 às 7:13

  31. Anônimo

    Profundente edificada por Deus!!!!!!

    11/08/2016 às 17:15

  32. Eraldo Freitas. Souza

    Muito boas as informações recebidas, obrigado.

    27/08/2016 às 9:03

  33. Anônimo

    Muito interessante pasagamm bíblica

    01/09/2016 às 17:38

  34. Não sei se foi este, mas um que vi foi o pastor Josué Brandão; Igreja Cristianismo Sem Fronteiras, de Feira de Santana, Bahia.
    Procure no YouTube, este com certeza é um terebinto e um carvalho do reino de Deus.

    06/09/2016 às 15:45

  35. Gilberto A.S.

    Simplesmente sensacional, bendito seja o nome do Senhor

    20/09/2016 às 16:51

  36. Anônimo

    Muito. Bom glória. A Deus

    07/11/2016 às 22:56

  37. Ev. Severino

    Amem fui muito abençoado agora! Deus te der graça.

    23/11/2016 às 15:40

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s