Desejando, sempre, honrar ao Senhor…

Pesca & Pescador Lucas 5.4; Ezequiel 47. 1 – 12

Algumas vezes já falamos aqui sobre a forma como Deus faz para nos fazer ver as coisas que Ele está fazendo. Em Oséias 11. 4 vemos que Deus conduz o povo a quem ama com laços de amor. Esses “Laços de Amor” muitas vazes podem ser as dores da vida, as decepções, uma doença, etc. Mas também podem acontecer de formas que achamos que iremos para um lugar e Deus nos guia gentilmente para outro lugar, deixando bem claro qual a vontade dEle.

Hoje vamos falar um pouco sobre como somos pescados. Sobre as maneiras que Deus tem para chamar a nossa atenção e nos levar para onde não esperamos.

 

Confiando na Palavra

Em determinadas situações em           nossas vidas não nos resta nada a fazer, além de seguir uma Palavra ou Ordem de Deus. Começando por Lucas 5.4 nós iremos ver um Pedro já cansado de lutar contra as ondas e o vento da noite, usando suas forças e se esforçando para poder sobreviver de seu ofício, tirar o sustento do seu trabalho para a sua família.

Assim como vemos também um Pedro decepcionado ao amanhecer, pois depois de tanto trabalhar não conseguiu nada. Naquela noite, Pedro só esperou e nada aconteceu. Seu trabalho foi todo em vão.

Em determinadas situações Deus age como Jesus agiu com Pedro. Faz-nos ver e entender que nossos esforços são vazios, pois Ele deseja nos mostrar algo grandioso. Naquela manhã Jesus vem até Pedro e diz: “a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”. Sabemos o que aconteceu: Pedro consegue pescar tantos peixes que as redes quase se rasgaram.

O que nós podemos aprender para nossas vidas hoje sobre isso? É nas águas profundas que a Palavra de Deus se cumpre. E o que são as águas profundas hoje?

A Palavra de Deus nos diz que assim como Pedro, nós também somos pescadores de homens, por isso, as águas profundas para nós, no contexto de hoje, é a comunhão com o Espírito Santo e o conhecimento da Bíblia.

Ao confiarmos na Palavra de Deus estaremos abrindo espaço para a comunhão com o Espírito Santo e estaremos indo para onde as águas são profundas. Deus diz em Jeremias 33.3: “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”. Meus irmãos existe sim algo mais profundo para aprendermos. Existe sim um conhecimento disponível para nós a respeito de Deus que Ele mesmo deseja que saibamos. O que precisamos fazer é obedecermos a Palavra de Deus e buscarmos águas mais profundas, pois é lá que o Senhor vai nos mostrar onde lançarmos as redes para que Ele possa fazer a maravilha.

 

As Águas que Correm do Templo

Quero que vocês prestem bastante atenção ao que será dito aqui. Existem diferentes profundidades no conhecimento a respeito de Deus. O texto nos mostra um homem levando o profeta Ezequiel a perceber isto. Existe uma nascente no Templo e à partir desta nascente tudo é purificado e os povos e animais são abençoados.

Perceba que o homem vai mostrando a Ezequiel que até que a profundidade aumente existe uma distância a ser caminhada: 500 metros. Por favor, não confunda a mensagem trazida a vocês com o misticismo que o Evangelho tem conhecido nos dias de hoje. Aqui não há nada de místico! Este estudo tem haver com o conhecimento de Deus e não com essa teologia da televisão. Estou aqui fazendo uma comparação com a profundidade do conhecimento de Deus e não com uma “falsa bênção automática”. Estamos falando aqui de comunhão com Deus e conhecimento de Deus e isso leva tempo.

Cada vez que perseveramos no conhecimento de Deus iremos alcançar uma nova profundidade. Deus vai se revelar cada vez mais a cada um de nós e estaremos, nesse caminho, conhecendo a Deus de forma mais profunda. E isso é maravilhoso! A cada passo estaremos mais de acordo com a vontade dEle e estaremos mais perto do que Ele tem sonhado para nós.

 

A Pureza da Água

A água que sai do templo vai purificando tudo por onde passa. Percebam que pescadores tiram o seu sustento dela, os peixes são abundantes, as árvores fornecem sombras à margem. Tudo ao redor tem um propósito e uma missão.

Da mesma forma acontece com o conhecimento de Deus que desenvolvemos. Ele não serve somente para nós mesmos, mas Deus vai nos usar para abençoar a outros. Vai fazer-nos alcançar outras vidas e se revelar através do que Ele tem nos ensinado para que outros também o vejam

Existem também no texto os charcos e os pântanos. E é neles que precisamos prestar atenção, pois são lugares rasos e com lamaçais. São lugares onde é difícil caminhar e podemos ficar presos. Esses lugares são as falsas doutrinas que nos levam a conhecer a Deus de uma forma que Ele não tem se apresentado a nós. São lugares escuros e com mal cheiro onde nenhum de nós que estar e são diferentes das características purificadoras das águas profundas.

 

Confiando na Rede

Quando Jesus leva Pedro às águas profundas e as redes são lançadas, voltam cheias, carregadas de peixes e quase se rasgando. As redes de um pescador são seu principal meio de trabalho. Por isso todos os dias o pescador revisa suas redes para tampar os furos por onde os peixes podem escapar, aumentando assim o buraco e mais peixes fugindo.

Quando Deus nos usar precisamos confiar que Ele vai estar nos preparando para realizar seu plano, nos capacitando a cada dia e tirando de nós as coisas que podem nos fazer deixar escapar os peixes que Ele deseja pegar.

Resumindo: nós somos as redes que Ele usa, a água é o conhecimento de Deus onde mergulhamos para ir mais profundo e à partir deste conhecimento nós somos usados para abençoar outras vidas

Uma resposta

  1. Renata Souza

    Graa e paz!

    Amei esta mensagem.

    Deus Abenoe.

    13/02/2014 às 16:45

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s